ESTAMOS EM RECESSO AOS SÁBADOS MAS QUARTA FEIRA CONTINUA NORMALMENTE DAS 19:30 ÀS 21:00 HORAS. RETORNAREMOS NORMALMENTE AOS SÁBADOS À PARTIR DO DIA 26/04/25....
No inicio do ano de 1945, um grupo de amigos, que vislumbra a importância que o Espiritismo teria em suas vidas, encontravam-se semanalmente para reunião mediúnica na cidade de Barra Mansa, onde trabalhavam.
Quem dirigia os trabalhos era o senhor Euclides Mazzali, carinhosamente conhecido por Ziza, através de sua mediunidade apresentava-se o mentor espiritual que se fazia conhecer como "Pai José Cambinda".
Os outros membros do reduzido grupo eram o Sr. Francisco Cariello, que trabalhava como cambone (encarregado de se fazer cumprir as orientações do mentor espiritual) e o Sr Bolivar Ribeiro, que apresentava os primeiros sinais de mediunidade ostensiva, em desenvolvimento na ocasião.
Mais tarde com a mudança dos senhores Francisco Cariello e Bolivar Ribeiro para Barra do Piraí, o grupo passou a se reunir no portão da Casa Mansur. NOvos adeptos juntaram-se ao grupo para as reuniões mediúnicas como os Srs. Alfredo Mansur, Sargento Braga e Peninha, que no início de 1949 cedeu sua residência para as reuniões.
No final desse mesmo ano, o casal Júlio Nestor Teixeira e Ruth DInelli Teixeira cederam um cômodo de sua casa para as reuniões do grupo, ao qual já pertenciam a Sra. Vera Zambelli também conhecida como Dona Conceição e seu marido o Sr. Omar Noronha. Nessa época, Euclides Marinho, por motivos pessoais, afastou-se do trabalho e com ele Sebastião Canário, Peninha, Sargento Braga, Dalgi, Durval e Paulo Penna.
Em seguida, houve o ingresso de nomes qeu seriam de grande rlevância para a construção do Centro: João Batista Novaes, Oswaldo Brandão, Paulo Martins, Eurico Dias, Radeck Dinelli, Nilton Prazeres, Conceição Guida e Radamés Guida.
Em 1950, o casal Júlio Nestor e Ruth doou para o grupo os fundos do seu quintal para que edificasse o Centro.
Em 06 de agosto de 1951, após árduou trabalho do último grupo, e com auxílio de amigos foi fundado o Centro Espírita Pai José Cambinda, cujo nome foi uma homenagem ao Guia Espiritual do grupo desde 1945.
Em 28 de novembro de 1954, foi inaugurado o 2° pavimento e o Salão para sessões de ALLAN KARDEC, o Salão recebeu o nome de FRANCISCO DE ASSIS.
Em 30 de outubro de 1959 foi constada em Ata o início da Construção do HOSPITAL MATERNIDADE DA MÃE POBRE e em 20 de maio de 1962 foi inaugurado.
Em 26 de maio de 2003 foi dada a orientação espiritual para a mudança do local das instalações do Centro e em 24 de abril de 2010 foi feito a abertura no novo Terreiro e no dia 25 de abril de 2010 foi inaugurado o Salão de Francisco.
Em 28 de agosto de 2022, foi fundado o TEMPLO UMBANDISTA PAI JOSE CAMBINDA (T.U.P.J.C), as medidas se fazem necessárias para fins de segregação das atividades de Saúde e Religiosa, esclarecendo ainda que o Estatuto atual da Casa comtempla todos as Normas relativas à seara espiritual do Estatuto anterior.
Evangelização Infantil, Sábado, início às 17:00 horas e dividido nos seguintes grupos:
- Maternal de 03 a 04 anos;
- Jardim de 05 a 6 anos;
- Primeiro Ciclo: 07 e 08 anos;
- Segundo Ciclo: 09, 10 e 11 anos;
- Terceiro Ciclo: 12, 13 e 14 anos;
O objetivo é reunir jovens adeptos da Doutrina Espírita (Espiritismo) para estudar, fazer amizades e também trabalhar em algumas atividades da casa.
O estudo na Mocidade é fundamentado pelas obras básicas codificadas por Allan Kardec. Acreditamos que essa finalidade não é apenas do jovem, mas de todo espírita.
Somos um grupo de jovens que estuda a Doutrina Espírita através de uma abordagem voltada para as atualidades e para uma aprendizagem mais dinâmica dos conceitos básicos do Espiritismo. As atividades de dinâmica introduzem, de modo cativante e alegre, o tema do dia, com o intuito de despertar a atenção do jovem. É um momento de descontração, mas que, muitas vezes, ajuda-nos a associar o ensinamento do Evangelho com exemplos práticos e de fácil associação.
Tudo o que aprendemos no Espiritismo, através da Mocidade, deve nos conduzir a atitudes e comportamentos melhores no trato com as pessoas e com a nossa família. Buscando viver em harmonia e encontrando a felicidade na consciência tranqüila e não ao apego das futilidades materiais.
Guardando em nossas orações e atitudes os passos e os exemplos do querido Mestre Jesus.
E, além disso, também confraternizamos com outras Mocidades da região.
Precisamos da sua ajuda para mantermos nossos Projetos Sociais.
Esta ajuda pode ser, participando como Voluntário em nossos Projetos Sociais ou financeiramente.
Junte-se a nós e faça a diferença!